- 12/06/2022
- Posted by: Alexsandro Brum
- Category: Soluções
As empresas de tecnologia, como citado em outros artigos, precisam de diferenciais competitivos para se manterem em ascensão no mercado de trabalho, já que, a concorrência não se dará pela obtenção ou não obtenção da tecnologia. A solução para essa problemática é a transformação digital, a qual provoca uma mudança de mentalidade na equipe empresarial, com o objetivo de tornarem-na mais moderna e fazê-la acompanhar os avanços tecnológicos que não param de surgir.
Porém, o caminho apresentado para essas empresas se transformarem digitalmente é, muitas vezes, ter uma equipe gigante de desenvolvedores, todos altamente capacitados nas linguagens mais tradicionais, em companhias em que a tecnologia não é o produto final. Mas talvez seja possível, uma organização que utilize ferramentas digitais de simples manuseio, mas com alto grau de resolução. E é neste cenário que ferramentas Low-Code surgem não apenas como um recurso temporário, mas como uma das principais soluções para o desafio em questão.
O termo Low-Code foi criado em 2014 pela consultoria Forrester Wave para denotar plataformas que tinham interfaces de desenvolvimento baseadas em Graphical User Interface (GUI). Ou seja, elas permitem um trabalho de codificação sem a necessidade de conhecer a linguagem de programação em si, tornando o desenvolvimento mais fácil e rápido.
A tradução da palavra Low-Code , refere-se a uma plataforma de desenvolvimento de código baixo que gera altos ganhos de produtividade e visa tornar a programação para o desenvolvimento de software mais fácil e rápida do que o método tradicional de codificação, pois o Low-Code minimiza a codificação por meio de modelos pré-definidos, com técnicas de design gráfico, como o drag and drop (arrasta e solta) e ferramentas simplificadas para os programadores desenvolverem aplicativos ou softwares com pouca ou nenhuma programação manual.
Desta forma, é possível reduzir ao máximo a escrita de código e desenvolver aplicações modernas de forma visual e intuitiva e, é isso que vem chamando a atenção de muitas empresas. Isso porque, uma plataforma low-code simplifica o processo de desenvolvimento e abre espaço para que o setor de TI possa explorar as possibilidades de criar um aplicativo ou software que seja específico para seus diferenciais ou serviços oferecidos.
As plataformas Low Code possuem componentes – fazendo uma analogia, dá para comparar com “peças de LEGO” – que podem ser organizados e conectados para resolver problemas de negócios. Tratam-se de plataformas simples e intuitivas, como por exemplo Pipefy, Alteryx, UiPath, Tableau e H2O.ai.
Dessa forma, a grande vantagem das plataformas Low Code, como supracitado, é a agilidade e a facilidade de desenvolver projetos de média e alta complexidade, para solucionar determinadas demandas, sem precisar tanto da tradicional programação. Isto é, essas ferramentas já disponibilizam elementos prontos para a construção de aplicativos mobile e desktop, as “peças de LEGO” que foram citadas anteriormente.
A tendência na utilização de ferramentas Low-Code facilita o desenvolvimento de aplicativos por pessoas sem expertise técnica. O resultado é pragmático: a aceleração do crescimento tecnológico e da inovação em grandes, médias e pequenas empresas, sem precisar de equipes de programadores altamente especializados, que são profissionais em falta no mercado mundial, para realizar demandas simples.
Ao que tudo indica, plataformas Low-Code realmente vieram para duas coisas: para serem grandes protagonistas para todas as empresas que almejam passar por uma Transformação Digital que as leve para outro patamar. E provar que a máxima “você não será substituído pela tecnologia, será substituído por outros profissionais que utilizam a tecnologia em seu favor, tornando-se mais produtivos e eficientes nas suas profissões”, nunca foi tão verdadeira.,
Somos uma empresa de serviços especialista em implementação de soluções de transformação digital para resolver problemas reais e complexos. Acelere a implementação utilizando as melhores plataformas Low-code do mercado. Fale Conosco.